terça-feira, 22 de setembro de 2015

Aprenda outro idioma

Saber outro idioma além do seu é fator importante para o sucesso. Mesmo que você não utilize profissionalmente tem valor cultural inestimável. Você pode ler obras escritas no idioma do autor. As traduções nem sempre são confiáveis. Além disso, quem sabe vale mais. Perdi algumas oportunidades na vida por não falar inglês e isso não quero para os meus filhos, nem para você. Hoje, estudo a língua de Sheakespeare, e não tenho vergonha disso em face da idade.

O Papa Francisco também estuda inglês. Prestes a empreender viagens a Cuba e aos Estados Unidos, chamou o Monsenhor Mark Miles para lhe ensinar um pouco mais da língua inglesa. Queria fazer seus pronunciamentos na América, no idioma local. Atitude louvável. "Nunca é tarde para aprender". Passei a admirá-lo ainda mais. É um homem moderno, afinado com o tempo.

Saber outro idioma, pode trazer-lhe prestígio. Você pode ser valorizado por isso. Viajei de São Paulo para Teresina, num voo de aproximadamente três horas. Ao meu lado um passageiro portava um romance de escritor americano e o leu durante a viagem. Pensei: que bom se eu pudesse fazer o mesmo. Tive aquela invejinha benéfica. Digo benéfica porque nos estimula a fazer o mesmo. E querer imitar quem sabe não é pecado.

Dizia meu pai: "Saber não ocupa lugar". Esse aforismo popular está absolutamente certo. Ele valorizava o conhecimento. Não frequentou escola, mas, aprendeu em casa com meu avô Arlindo Gomes, que foi aluno do Padre Marcos, na primeira escola do Piauí, onde também estudou Manoel de Souza Martins, o Visconde de Parnaíba, grande nome do império que governou a província por quase vinte anos. Meu avô dominava fluentemente o Francês e o Latim.

De há muito que o saber é importante. Salomão, grande rei e personagem bíblico, herdou o trono de  seu pai Davi, quando contava apenas 12 anos de idade. Sem saber o que fazer pediu a Deus sabedoria para governar o seu povo com justiça e o Senhor lhe deu, além de sabedoria, riqueza. Salomão foi dono de minas de ouro e prata. Foi ele que, já na velhice, disse: "A sabedoria vale mais do que o ouro".

Aprenda outro idioma!

                                                   ****************************

         A humildade é a verdadeira sabedoria. O sábio sabe que não sabe. José Moura Gomes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário