sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Use a arte de persuadir

Saber persuadir é de grande importância para quem busca o êxito na vida. Através dessa arte podemos obter grandes conquistas. Ela foi usada por grandes oradores do passado: Demóstenes, Cícero e outros. Mas também por pessoas comuns, em todos os tempos: comerciantes e vendedores. Mais ainda por políticos e generais.

Pode ser utilizada para o mal, como fez Napoleão e Hitler. Mas, de regra, é instrumento do bem.  Jesus utilizou-se dessa arte. Multidões o seguiam encantadas. O apóstolo Paulo também dela se utilizou. E Sheakespeare, primoroso escritor inglês do século XVI, procurou, ao narrar a morte de Júlio César, por Brutus, mostrar que a persuasão pode mudar o curso da história.

Júlio César, você sabe, foi rei de Roma antes de Cristo. Pois bem. Brutus matou César no ano 44 a. c.,  apunhalando-o no coração. Dai, a frase célebre proferida por César: "Até tu, Brutus!". Isto porque, o assassino era filho adotivo da vítima. Foi um ato de traição e covardia. Mas, o povo estava propenso a perdoá-lo, porque Brutus dizia que ele era ganancioso. E Brutus era um cidadão honrado.

Ocorre que no funeral Brutus subiu à tribuna para justificar o seu ato e achando que estava tudo bem foi sentar-se concedendo a palavra a Marco Antônio, que era amigo de César. Pensava que ele iria, simplesmente, despedir-se do falecido. Mas, não foi o que ocorreu. Marco Antonio começou manso, elogiando o ato de Brutus e aos poucos foi persuadindo a multidão do contrário. De que Brutus foi um assassino perverso, traidor de quem o estimava e um inimigo de Roma. César, apesar dos defeitos, disse Marco Antonio, amava o povo e deixou um testamento dando ao povo tudo o que tinha. A populaça não teve dúvida: eliminou Brutus.

Conto a história da morte de César, para ilustrar o quanto é importante a persuasão. Não só para os oradores e sim para todos. O líder precisa dela para fazer com que seus liderados sigam seus planos, suas ideias.

Use a arte de persuadir!

                                                    *****************************

 O invejoso é um inimigo silencioso. Foi por inveja que Brutus matou César. José Moura Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário