quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Faça bons amigos

Quem domina a arte de fazer amigos tem o mundo a seus pés. Mas para fazer amigos é preciso obedecer a certos princípios que você pode, perfeitamente, aprendê-los. O mais importante é gostar da pessoa. Outro princípio, também importante, é se interessar profundamente pela pessoa. Ainda, manter contato permanente com a pessoa."O que não se vê, o coração não sente".

Esse assunto é merecedor de um livro de muitas páginas e, como não posso por hora escrevê-lo, recomendo o de Dale Carnegie, escritor americano, "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas". É um clássico e vale a pena ser lido.

Entretanto, posso assegurar-lhe que com amigos a nossa vida poderá ser facilitada e, muito. Tenho bons amigos, embora o tempo me seja escasso para revê-los. Dois, infelizmente, faleceram: Henrique Chamma, empresário, que trouxe-me, quando eu era ainda adolescente, para São Paulo. Muito rico e generoso. Hoje é nome de avenida na capital paulista. O outro, Humberto Reis, deputado durante cinquenta anos no Piauí. Um marco, lembrado num congresso legislativo no Canadá. Foi ele que me encorajou a fazer concurso no Piauí, meu Estado natal.

Do primeiro, Henrique Chamma, carrego duas frases: 1. "Amigo vale mais do que dinheiro no bolso". 2. "Nunca gaste a substância". Do segundo, Humberto Reis, trago outra: "Nunca perca uma oportunidade. Se o cavalo passa encilhado, monte-o". Quanta sabedoria está contida nessas frases!

Não deixe de fazer bons amigos. É importante para que você possa obter sucesso. Vencer na vida sem amigos é tarefa de herói. Eles nos ajudam a subir a escada. Tenha, destarte, amigos nas mais diversas áreas de atividade: médicos, advogados, políticos, militares, escritores etc. Encha-se de amigos e conserve-os. "O amigo é como o vinho, que, quanto mais velho melhor".

Faça bons amigos!

                                               *****************************

Quando dois amigos se encontram a felicidade se achega e os três vão tomar um cafezinho no bar da esquina. José Moura Gomes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário