quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Não desprese o seu passado

É claro que devemos viver o presente e de olho no futuro. Mas, não devemos desprezar o nosso passado. Ele nos oferece experiência de vida. Muitos erros que cometemos no passado devem ser evitados no presente. Não repetir, pois, os erros do passado. Entretanto, temos que reviver as coisas boas. Dizem os poetas: "Recordar é viver".

Quando eu era criança, recordo-me bem, plantei um cajueiro. Escolhi um bom lugar no quintal da minha casa, no meu pé de serra; fazenda Palestina, em Simões, no sertão do Piauí. Aguei a terra e todos os dias ia ver se já havia nascido. Certo dia, pulei de alegria: duas folhinhas despontavam. Acompanhei o seu crescimento, até que fomos para São Paulo. Despedi-me do meu cajueiro, já quase do meu tamanho.

Muitos e muitos anos depois, e já promotor de justiça, voltei ao meu pé de serra. Queria recordar tudo: a casa de alvenaria, de tijolos à vista, com seus alpendres, o açude, a vista da serra com suas furnas de onça e, o meu cajueiro é claro. Pensava em revê-lo grande, carregado de cajus. Quando cheguei lá, pouca diferença verifiquei.

A casa estava igual. Havia um jumento para carregar água, parecido aquele que tínhamos. Nas cercanias alguns animais. Porém o que me chamou a atenção é que o meio de transporte dos moradores era ainda cavalos. Após cumprimentar todos, e me conheciam de nome, corri para o quintal para ver meu cajueiro. E, para tristeza minha, já não mais existia.

O notável escritor Humberto de Campos teve melhor sorte. Seu cajueiro em Parnaíba, hoje é centenário. Objeto de visitação turística. Mas, apesar da minha decepção, recomendo: plante uma árvore e escreva um livro. Vale a pena.

Outra coisa que recomendo: cuide dos seus pertences. Dos seus quadros, dos seus livros, dos seus objetos de estimação. Tire do baú aquelas coisas que eram da vovó. A imagem de São José com o menino Jesus e a da Virgem Maria.

Não despreze o seu passado!

                                                    ******************************


Com Arlindo Grund, apresentador do programa Esquadrão da Moda do SBT, e, agora, também escritor, com seu primeiro livro "Nada Para Vestir", no Teresina Shopping. 

 *******************************

 Nossa vida tem dois tempos: passado e presente. O futuro a Deus pertence. Assim, pois, cuide do presente e não despreze o seu passado, mas, fique de olho no futuro. José Moura Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário