domingo, 27 de setembro de 2015

Controle suas emoções

O homem é um animal racional. Isto é, tem raciocínio e usa a razão. Assim, pois, procure controlar suas emoções. Toda vez que lhe vier uma emoção ardente, de raiva, de ódio e de ressentimento procure arrefecê-la enchendo seu espírito de amor, paz e esperança. Relaxe-se. Conte até dez. Nunca aceite o desafio. Você é superior às pequenas coisas; aquelas que vêm de baixo. Procure viver, destarte, num clima de alto astral. Sempre altruísta.

A raiva vem, de regra, em questão de segundos e você precisa ser ligeiro para controlar. Pense rapidamente em Jesus. Ele disse: "Seja manso como eu sou". E, em seguida, reze, várias vezes, as dez primeiras palavras da oração que Jesus nos ensinou: "Pai-Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome". Isso eu costumo fazer e surte efeito fantástico. Ninguém fica enraivecido imaginando Jesus na cruz. Pense: mais do que isso ele sofreu. Será que você não pode passar por uma pequena contrariedade? Ele ensinou a dar a outra face. Seja forte!

Você precisa ser vitorioso, ter sucesso em tudo e, dominar suas emoções faz parte do processo. Quando lhe vier uma mágoa trate de eliminá-la o mais depressa. Não a deixe pairar no seu espírito um minuto sequer. Ela é um veneno terrível para o seu corpo e para o seu espírito. Mata como o veneno da cobra. Se permanente atrai gastrite, úlcera e outra coisa pior, que, aliás, procura-se até mesmo evitar o nome. 

Não se envenene, pois. Faça uma prece de amor e perdão. Não é à toa que Jesus, o homem mais inteligente que já pisou na face da terra, ensinava amar os inimigos. E, se tiver dificuldade reze para o seu ofensor e peça a Cristo para abrandar o seu coração: "Senhor abrande o meu coração, fazendo-o transbordar de amor. Não me deixe angustiado, preocupado. Sois amor verdadeiro, o amor ágape. Mesmo pregado na cruz dissestes: Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem".

Perdoar é um ato de altruísmo, de coragem. Só os fortes perdoam; os fracos sucumbem em mágoas e ressentimentos. Com amor, Jesus venceu o mundo. Hoje mais de cinquenta por cento da humanidade é cristã. E haverá o dia em que o homem sentirá vergonha de renegá-lo. Deus é amor e o Filho é Deus.

Controle suas emoções!

                                             **********************************

               Liberte-se do seu inimigo amando-o. Só o amor constrói! José Moura Gomes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário