domingo, 6 de setembro de 2015

Não lamente o que passou

Se você teve certas oportunidades que não aproveitou não fique a lamentar. Não podemos aproveitar todas as oportunidades que surgem na vida. E se foi rico e os reveses da vida levou sua riqueza, também. Viver o passado é desperdício de tempo. O que importa é o presente. "Não chore por leite derramado".

A vida é breve, mas dá tempo para tudo. Mesmo no entardecer da existência você pode sonhar e realizar os seus sonhos. Mesmo porque, quem tem capacidade criativa está sempre fazendo algo que alegra seu espírito. A idade não é limite para ninguém. O limite para o homem é aquele fixado na sua mente.

As grandes conquistas do homem, quase sempre, foram alcançadas na idade madura. Quando Miguel de Servantes publicou a segunda parte do seu livro "Dom Quixote", sua obra imortal, contava com 67 anos, tendo morrido no ano seguinte (1616). E seu contemporâneo William Shakespeare, autor de obras preciosas, produziu até o fim da vida.

Enquanto existe vida há esperança. Portanto nunca diga: estou velho para isso. Conheci jovens velhos e velhos jovens. Causa estranheza, mas vou dizer: você tem a idade que pensa ter, não a que está na sua certidão de nascimento. Quando alguém resolve "dependurar a chuteira" está irremediavelmente velho. Já vi gente dependurar a chuteira aos 50 anos de idade. É lamentável. E já vi gente com mais de 100, no campo de batalha. Oscar Niemeyer, nosso grande arquiteto, que projetou o Parque Ibirapuera, o Memorial da América Latina e Brasília, foi um deles. Quando faleceu já contava, aproximadamente, l05 anos de idade.

Siga em frente, sempre. Não fique olhando para trás. Não desperdice energia, eis que o mundo está cheio de oportunidades muito melhores do que aquelas que se foram. Crie novos hábitos; notadamente o de confiar em você. Cuide da sua autoestima, da sua aparência, do seu vestuário, do seu sorriso. Alegre-se, sempre. Este mundo é seu.

Não lamente o que passou!

                                                          **************************

Quem vai em frente, sem vacilar, de encontro ao seu objetivo de vida tem a vitória como recompensa. José Moura Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário